- Área: 150 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Luís Henrique da Cruz
-
Fabricantes: Aluprof, Cinca, CozFebal, DecoPrincesa, Lucci LedLux, Raposa
Descrição enviada pela equipe de projeto. A alteração desta casa rural existente, localizada em Vale Telheiro, nos arredores da cidade de Loulé, no sul do país, foi iniciada no princípio de 2016 e terminada em Novembro do mesmo ano.
A região é caracterizada por colinas e vales, com vistas intermitentes do mar. O projeto aumenta a área da pequena construção existente, uma típica habitação rural, originalmente construída nos anos 60, que sofreu varias intervenções menores, mas de pouco valor arquitetônico. A intervenção consistiu em anular o mais possível as paredes interiores e periféricas, englobando o alpendre existente como extensão da área interior. A área total da casa foi assim acrescentada, de 105 m2 para 150m2.
O novo design transformou uma casa celular e introvertida numa casa moderna de conceito aberto, entrelaçando espaços interiores e exteriores. Os clientes achavam a casa original demasiado pequena e fechada. Os arquitetos reconheceram imediatamente a necessidade de expandir a área de piso interior, abrindo as paredes exteriores existentes e usando o alpendre como área de expansão do interior. A casa original tinha dois quartos, uma casa de banho, cozinha, sala de estar com um tecto de altura dupla, e um alpendre circundante. Ambos os quartos têm agora uma casa de banho privada.
Uma casa de banho social foi adicionada. A cozinha e as áreas de estar foram harmonizadas e ligadas, para criar uma continuidade visual destes espaços para as excelentes vistas exteriores. A principal vista para o leste em direção ao jardim e a um pequeno vale ao longe, foram enquadrados pelo novo vidro da varanda fechada. Essencialmente, as paredes exteriores foram anuladas e criado uma periferia com grandes portadas deslizantes de vidro, a fim de trazer mais luz natural, bem como criar uma sensação de espaço aberto dentro da própria casa. Um embasamento foi criado para apoiar a casa num plano elevado em relação ao jardim. Este plano serve como espaço comum, ligando e continuando o interior da casa com o pátio e zona da piscina. Quando se correm as portas de vidro a continuidade é total, já que o piso é igual, sem interrupções de soleiras.